Escrevo-vos este post ainda no rescaldo da Semana Internacional do Parto Respeitado 2020 que terminou ontem, dia 23.

Em jeito de “conclusão” sobre o respeito pelo parto que a mulher deseja quero hoje falar-vos sobre o Plano de Parto. O Plano de Parto, também chamado de Plano de Nascimento, é um documento escrito pela grávida e pelo seu acompanhante que reflecte os seus desejos e expectativas para o momento do parto.

Este documento deve servir de guia para os profissionais que vão assistir ao parto e deverás redigi-lo com calma (por isso não deixes para as 36 semanas e seis dias!) e com base em informação credível e actualizada a que terás tido acesso antes. 

Para quê um plano de parto?

Podes estar a pensar neste momento que não fará grande diferença ter um documento escrito porque sabes muito bem aquilo que queres. No entanto, digo-te que fará toda e por dois motivos:

  1. o primeiro é que, se escolheste ter o parto em ambiente hospitalar, não saberás que equipa te acompanhará nesse dia e será muito mais fácil fazer acontecer aquilo que queres se o documento já fizer parte do teu processo.
  2. Em segundo lugar, mas não menos importante, o facto de existir um documento escrito aumenta a responsabilidade da tomada de decisão pelos profissionais que te acompanham.

Ou seja, se os teus desejos escritos não forem realizados terão de existir razões medicamente válidas que o justifique. Porque ninguém pode vir dizer que não sabia o que é que tu querias que acontecesse! O plano de nascimento protege-te e, apesar de, infelizmente, nem sempre ser cumprido, aumenta fortemente a probabilidade de que as coisas aconteçam como tu idealizaste. 

Como escrever um plano de parto

Se optares por um parto hospitalar convém que visites o hospital escolhido para conheceres as opções que tens ao teu dispor. Do que adianta dizeres que queres utilizar uma banheira se no hospital para onde vais essa opção não está disponível? Mas saberes de antemão que esta não será uma possibilidade na tua realidade, poderá levar-te a reflectir sobre alternativas. Alternativas essas, que colocarás no teu Plano de Nascimento e que organizarás para que estejam disponíveis para ti.

Por exemplo, pegando no exemplo que mencionei antes sobre a banheira. Se a água não for uma possibilidade para ti, poderás organizar levar uns sacos de água quente que possas colocar nas zonas de maior tensão durante o trabalho de parto e que poderão, de alguma forma, aliviar-te. 

É super hiper mega importante que te informes da fisiologia do parto e das recomendações científicas mas, também é muito importante que mantenhas em mente que o parto não é um acontecimento totalmente previsível, pelo que poderá ser necessário adaptares o teu plano em conformidade com a evolução do mesmo.

Evita a obsessão pelo “parto perfeito” porque isso irá contribuir para uma boa experiência do parto.

Se quiseres um documento de Plano de Parto que te ajude a organizar os teus pensamentos envia-me um email para o falacomigo@saracastroamamentacao.com. Podes também entrar contacto comigo através de qualquer uma das minhas redes sociais (Facebook ou Instagram).

Um bom domingo para as barriguinhas que se preparam para pôr um novo ser humano neste mundo em breve! E para todos os outros também que eu não faço qualquer discriminação!

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.