De 17 a 23 de Maio celebra-se a Semana Internacional do Parto Respeitado 2020
Não me lembro deste tema ser tão discutido nas redes sociais como este ano! Os procedimentos adoptados por várias maternidades do país por causa da situação do covid19, onde mulheres se vêem obrigadas a parir sozinhas, de máscara, a ficar no puerpério imediato isoladas da sua rede directa e próxima de apoio e, muitas vezes, separadas dos seus bebés, trouxeram à tona esta questão do respeito por este momento tão chave na vida de mulheres, homens e bebés!
No entanto, o respeito pelo parto e pela mulher que pare é algo que não pode ser só pensado por causa das exageradas intervenções que estão a ser levadas a cabo neste momento. O (des)respeito pelo parto é tão antigo quanto a apropriação deste momento por terceiros. Sim! A partir do momento em que tiraram (ou quiseram) tirar à mulher o protagonismo deste momento.
Não é o médico nem a enfermeira que faz o parto!
É a mulher que o faz! A mulher em trabalho de equipa com o seu bebé. A mulher em plena consciência do seu próprio corpo e em comunicação directa com o seu bebé. Por isso, só, e mesmo só, a mulher é que sabe o que quer e como quer e essa vontade deverá ser, ao máximo possível, respeitada, encorajada e apoiada!
Mas, mulher querida e poderosa que me está a ler, sabes tu dizer o que queres? Conheces o teu corpo e o teu ciclo? Estás (ou estiveste) grávida e estás a investir (ou investiste) do teu tempo, dinheiro e energia para te informares sobre o que é um parto e todas as possibilidades que tens?
Sei que muitas vezes as vontades das mulheres não são respeitadas e que por isso faz todo o sentido trabalhar-se no contexto das mudanças de atitude dos profissionais de saúde que acompanham as gravidezes e partos. Todavia, penso que também há espaço para se trabalhar cada uma de nós. Para nos instruirmos em relação ao parto e conseguirmos perceber o que queremos! Porque as primeiras responsáveis pela forma como os nossos filhos vão nascer somos nós, mulheres, e não podemos demitir-nos!
Se estás grávida ou planeias estar
Espero que esta Semana Internacional do Parto Respeitado seja uma oportunidade para aprenderes sobre este momento tão bonito, importante e significativo para que possas perceber o que queres e como podes levar o teu sonho a avante. Começa já! Não deixes para amanhã o que podes fazer hoje, não é o que dizem?
Pega num papel e caneta e escreve todas as questões que te vierem à cabeça e os medos que te apertarem o coração. Se te sentires à vontade partilha comigo. Esta semana trarei algumas questões sobre o parto ao Blog para cooperar positivamente para que muitos bebés nasçam da forma mais saudável possível, em respeito pelos desejos das suas mães!