O uso de tetinas e biberões pode comprometer a amamentação, independentemente do marketing que algumas marcas fazem.
No entanto, muitas mães acabam por preferir utilizar o biberão quando a amamentação em exclusivo não é possível e há a necessidade de suplementar. Ou, quando as mulheres optam por não amamentar de todo.
Todavia, há algumas questões que podem ajudar a aumentar o conforto do bebé durante as suas refeições, evitando também que ele coma demais (os bebés têm o reflexo de deglutição. Ou seja, se a boca está cheia eles vão engolir, tendo ou não vontade). Isto porque o fluxo do biberão é muito maior do que os bebés estão preparados para gerir. Este facto também associado à ausência de pausas, pode levar a que o biberão se torne um estímulo agressivo para o bebé, sem que te apercebas disso!
Assim, a pensar nisto, Fleur Bickford, IBCLC e enfermeira, pensou numa série de estratégias a pôr em prática, às quais intitulou Baby-led bottle feeding (dar biberão de forma guiada pelo bebé!). Utilizares estas dicas poderá ajudar o teu bebé a regressar mais facilmente à maminha. Mas não são só os bebés amamentados que beneficiam! Mesmo que não estejas a amamentar, o teu bebé vai beneficiar da sua adopção também!
Então, aqui vai:
👉 Tem atenção aos sinais que o teu bebé dá e alimenta-o quando ele tiver fome! Também aqui esquece o relógio e faz uma livre demanda! 😉
👉 Observa o teu bebé enquanto ele está a comer e quando ele te der sinais de querer parar, permite-lhe descansar. Que sinais podem ser esses? Leite a escorrer para fora da boca, ele virar a cabeça ou tentar empurrar o biberão ou os seus dedinhos ficarem esticados e abertos. Nesta pausa pode sempre deixar a tetina na boca dele, mas inclina o biberão de forma a que não saia leite.
👉 Não forces o teu bebé a acabar o biberão! Confia que ele sabe quanto precisa de comer (tal como acontece na amamentação!).
👉 Senta o bebé direito.
👉 Não enfies a tetina na boca do bebé. Imita aquilo que fazemos para pôr o bebé na mama: toca o lábio superior do bebé com a tetina e espera que ele abra a boca e pegue no biberão 😉
👉 Não enchas a tetina de leite! Inclina o biberão apenas o suficiente para que a ponta da tetina tenha leite.
👉 Se o teu bebé também está a ser amamentado, antes de lhe dares leite deixa-o chuchar um pouco. Assim, imitas o que se passa na mama, onde ele precisa de fazer uma sucção não nutritiva antes de ter leite disponível. Um fluxo imediato pode deixá-lo impaciente quando o puseres na mama.
👉 Estimula ambos os lados do bebé, alternando os lados em que o seguras, tal como acontece na amamentação.
👉 Opta por tetinas que deixem o leite fluir devagar.
Espero que esta informação tenha sido útil para ti! Partilha com aj’amigas e aj’vizinhas e conta-me aqui nos comentários se já tinhas ouvido falar nisto 👇