Olá olá olá a todas e todos! Este meu post hoje é um pedido de colaboração ❤️
A maior parte das mulheres grávidas deseja amamentar. No entanto, a maior parte dos bebés não é amamentada! Com isto percebemos que os nossos esforços não precisam estar concentrados em convencer as mulheres a querer amamentar mas sim a conseguir que aquelas que o desejam consigam chegar a bom porto!
Profissionais de saúde mal preparados, partos extremamente medicalizados, escassas redes de apoio, licenças de maternidade curtas e uma cultura de biberão muito forte, são algumas das causas para esta situação!!
Amamentar é muito mais do que uma forma de alimentar o bebé! Faz parte de um projeto de parentalidade e tem que ser visto dentro da grandiosidade desse fenómeno!
Ao longo do meu percurso profissional e pessoal, tenho conhecido mulheres que sofreram múltiplas desilusões e frustrações na sua história de amamentação, mas que, apesar de tudo, têm vencido desafios, movido montanhas e chegado ao sucesso!
O que é sucesso em amamentação? Acredito que isto pode ser amplamente discutido. Todavia, para mim, como qualquer gota de leite materno importa, considero sucesso qualquer tipo de amamentação que foi possível para cada dupla mãe-bebé. Não só amamentação exclusiva é sucesso!
Assim, gostava de criar aqui uma rubrica: “Yes, you can!”, onde fossem contadas as histórias de amamentação de cada uma, para que sirvam de incentivo e alento a quem possa estar a passar por dificuldades, ou que sejam uma bengala num processo de luto de uma história que se queria diferente!
Poderá ser no formato que for mais confortável para cada uma: vídeo, texto, desenho… a imaginação é o limite ❤️
Se queres partilhar a tua história, manda-me mensagem privada!!! Juntas podemos mudar o mundo!! Juntas vamos pôr mais bebés na maminha 💪💪