Hoje quero falar-te num dos maiores segredos para o sucesso da amamentação que é, ao mesmo tempo, um dos maiores desafios pelo esforço que acarreta: a livre demanda!
Muito se fala de livre demanda mas não sei bem se a sua importância é verdadeiramente entendida.
Num resumo muito muito resumido, livre demanda é esqueceres o relógio e amamentares o bebé sempre que ele te pedir! Fácil, não é?? A questão é que ele pode pedir de 3 em 3 horas, de 2 em 2 ou de 30 em 30 minutos. Pressupõe estares disponível 24 horas por dia para o teu bebé! E isso é muito desafiante!
Então, como acredito que quando percebemos o porquê das coisas elas se tornam mais fáceis, quero-te explicar porque é que isto é tão importante!
Deixares o teu bebé vir à mama sempre que pedir é a única coisa que permitirá ao teu corpo fazer uma produção de leite realmente adaptada às necessidades do bebé. A livre demanda é a comunicação perfeita entre ti e o teu bebé. Sem ruídos! É por isso que o teu bebé pode querer mamar mais frequentemente quando se avizinha um pico de crescimento! Ir mais vezes â mama irá dizer à fábrica que tem que aumentar a produção. A fábrica entende e produz a quantidade que foi encomendada e toda a gente fica feliz.
Por isso é que o uso de chupeta atrapalha a livre demanda.
A chupeta é como aquela maçã que comemos antes de irmos para um casamento! Comemos porque temos fome mas sabemos que não convém encher a barriga se queremos aproveitar todas as iguarias da festa! A maçã cala-nos um pouquinho mas a nossa necessidade continua não respondida: a fome!
Ora, a chupeta, vai acalmar o teu bebé mas não é aquilo que ele quer e te está a pedir, logo ele vai voltar a pedir-te o que quer mais tarde. No entanto, o teu corpo só vai receber a « encomenda » de quando o puseste na mama… o pedido feito em que a resposta foi a chucha não chegará à fábrica e não fará aumentar a produção. 😥
Uma produção que não está totalmente alinhada com as necessidades do bebé pode levar a várias complicações: baixo peso, introdução de complementos e, mais tarde, desmame precoce.
Então bora lá « pôr um píercing no mamilo »? Bebé na mama sempre que quer 💪💪💪 e esse é o teu maior trabalho… deixa a casa simplesmente funcional, pede ajuda à vizinha ou à tia Antónia e dedica-te a esta comunicação perfeita entre ti e o teu bebé! Vai valer a pena! Acredita ❤️💪
Conta-me aqui nos comentários se tu também aderiste ao « piercing no mamilo » e que estratégias adoptaste para que se tornasse mais fácil esta disponibilidade ❤️👶🤩